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  • 09/06/2017 12:51

7 dicas para aproveitar as festas juninas com saúde

1. Cuidado com as queimaduras. 

Um elemento típico das festas juninas é a famosa fogueira de São João. Elas são muito perigosas e podem transformar a diversão em tragédia. O ideal é ficar afastado das fogueiras e nunca atirar álcool, líquidos combustíveis (como gasolina, querosene) ou bebidas alcóolicas nela. Mesmo após a fogueira apagar, não atire álcool ou qualquer outro combustível, nem pegue nas brasas. Tenha também, sempre perto, extintores de incêndio.

2. Não solte balão. 

Os balões são também comuns nessas festas. Eles, entretanto, apresentam um grande perigo, pois são feitos, na maioria das vezes, de papel ou de material que pega fogo com facilidade. Quando caem, eles podem provocar incêndios e tragédias.

3. Evite soltar fogos de artifício. 

Os fogos de artifício, assim como os balões e as fogueiras, são perigosos quando manipulados por pessoas inexperientes. Eles podem provocar incêndios e outros acidentes que põem em risco a vida das pessoas.

4. Cuide das crianças. 

As quermesses são frequentadas por muitas pessoas, e as crianças podem se perder na multidão. Além disso, há o perigo da fogueira. O número de crianças com queimaduras graves aumenta nessa época do ano. Cuide das crianças para que elas não se machuquem ou se acidentem.

5. Proteja-se do frio. 

É importante lembrar que as festas juninas acontecem no inverno, estação mais fria do ano, sobretudo nas regiões Sul e Sudeste do país. É comum ter doenças de inverno, como gripes e resfriados, que são principalmente transmitidas em grandes aglomerados de pessoas. Antes de ir para quermesses, agasalhe-se bem e proteja garganta, nariz e pescoço.

6. Evite as doenças respiratórias. 

Como dito no tópico anterior, as doenças respiratórias são comuns no inverno. Para evitá-las, beba muito líquido para hidratar as vias respiratórias, principalmente água e chás quentes de ervas. O mel também ajuda a proteger a garganta. Além disso, não fique perto da fumaça da fogueira que irrita as mucosas do nariz, boca e garganta.

7. Cuide da dieta. 

As comidas de festa junina são muitas vezes calóricas e merecem atenção. Substitua leite condensado e creme de leite por versões mais leves desnatadas ou à base de soja. Cuidado também com o quentão, que é bem calórico. Substitua pelo vinho quente que tem menos calorias. Mas atenção: este ainda contém álcool e não deve ser consumido em exagero. Opções leves e saudáveis incluem o milho verde (sem manteiga), amendoim (rico em vitamina EC e minerais), pinhão (rico em proteínas e minerais) e a tapioca, ideal para quem tem intolerância ao glúten.

 

Com essas dicas, suas festas serão muito mais divertidas e com saúde.