post title
  • 13/03/2017 12:25

Colposcopia: exame detecta HPV

colposcopia é um exame que faz parte do rastreamento de câncer de colo do útero, juntamente com teste de Papanicolau e/ou testes específicos para detecção do HPV (Papiloma Vírus Humano). Em geral é um exame para complementar os demais, uma parte importante da prevenção que visa diagnosticar lesões que antecedem o câncer e assim evitar o câncer cervical.

A colposcopia permite que a(o) ginecologista examine o colo do útero e a vagina com lentes de aumento. Biópsias também podem ser feitas no momento da colposcopia, caso sejam identificadas lesões. A colposcopia então é a visualização do colo do útero a das paredes vaginais com um aparelho chamado colposcópio e as biópsias são a remoção de pequena amostra de tecido do colo do útero ou das paredes vaginais no momento do exame.

 

Quando o exame é pedido:

Se os resultados do teste de rastreamento são anormais, como a citologia do colo do útero ou exame de Papanicolau, são necessários mais testes para confirmar o resultado e determinar a gravidade da alteração. A colposcopia é o teste geralmente recomendado neste caso. Nem todas as mulheres com um teste anormal de rastreio do colo do útero vão precisar de tratamento. A colposcopia com ou sem biópsia pode ajudar a determinar se e quando for necessário um tratamento da anormalidade.

 

O exame de Papanicolau pode ser anormal por conta de infecções genitais em geral, neste caso pode ser realizado o tratamento indicado pela ginecologista e repetir a citologia. Quando o exame de Papanicolau sugere alterações sugestivas de infecção pelo HPV, geralmente é indicada a colposcopia, com biópsia, se necessário.

 

Preparação para o exame

A colposcopia pode ser feita a qualquer momento do mês, mas não é possível realizar durante o período da menstruação.

Recomenda-se que a mulher não use cremes ou duchas vaginais nos 3-5 dias antes do exame, o mesmo vale para relações sexuais, que também devem ser evitadas durante esse período.

 

Agende seu exame em nossa unidade Pajuçara:  (82) 2121-3900